Calendário:
| << |
Agosto 2010 |
>> |
| D |
S |
T |
Q |
Q |
S |
S |
| 1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
| 8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
| 15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
| 22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
| 29 |
30 |
31 |
|
|
|
|
Todos os eventos do mês
31 de agosto de 2010 às 09:00h
Seminário Internacional Trabalho Social em Intervenções Habitacionais
30 de agosto de 2010 às 08:00h
Curso Regularização Fundiária de Assentamentos Informais
29 de agosto de 2010
Simpósio Ibero-Americano "Cidade e Cultura: novas espacialidades e territorialidades urbanas"
27 de agosto de 2010 às 09:00h
Projeto Paisagístico e Sustentabilidade - Seminário
21 de agosto de 2010 às 09:00h
Lançamento da Campanha Olho no seu voto
19 de agosto de 2010 às 14:00h
A gestão da obra de restauro - palestra
05 de agosto de 2010 às 09:00h
O devir-mundo do Brasil e o devir-Brasil do mundo
|
Simpósio Ibero-Americano "Cidade e Cultura: novas espacialidades e territorialidades urbanas"
de 29 agosto a 01 de setembro
Local: Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo
Endereço:
Simpósio Ibero-Americano "Cidade e Cultura: novas espacialidades e territorialidades urbanas" De 29 de agosto a 01 de setembro de 2010 será realizado o Simpósio Ibero-Americano “Cidade e Cultura: novas espacialidades e territorialidades urbanas” (SILACC 2010), promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e pelo Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). A proposta para o SILACC 2010, terceiro evento realizado sob esse título, abarca um escopo iberoamericano, ratificando a convicção de que é possível e necessário construir espaços adequados dereflexão e debate sobre os temas da cultura e da cidade contemporânea, suas continuidades e transformações em curso.
A cidade e suas novas manifestações, suas espacialidades distintas ou seus padrões diferenciados de expansão territorial, oferecem um conjunto de fragmentações reais e aparentes, crescimentos não harmônicos, deslocamentos e desdobramentos de centralidades, entre outros elementos ainda pouco conhecidos e explicados. Nesse cenário, novos elementos e configurações do meio urbano e de sua paisagem relacionam-se na conformação de dimensões, vivências e espacialidades decorrentes de uma nova escala dos entornos vivenciais e de suas infra-estruturas habitáveis.
As territorialidades urbanas contemporâneas nos desafiam nas tensões entre domínios, legalidades, usos e práticas urbanas, ao mesmo tempo em que aportam novos questionamentos na relação entre morfologias urbanas, tecidos sociais, comportamentos e construções conceituais para além dos modelos e conceitos instituídos, constatando-se a necessidade de investigação de formas de urbanidade e de suas complexidades sócio-culturais. O SILACC 2010 tem como objetivo possibilitar a reflexão conjunta a partir da diversidade de campos do conhecimento que não se restringem à Arquitetura e ao Urbanismo, objetivando gerar debates, críticas, reflexão sobre práticas culturais e urbanas, de projeto ou de intervenção, fomentando a geração deconhecimentos que dêem conta dos processos e transformações atuais observáveis na relação cultura – cidade contemporânea. Com isso pretende-se iluminar formas emergentes de urbanidade em suasdimensões sócio-culturais, correlacionando suas especificidades territoriais, ambientais, sociais e públicas, seus processos de transformação e suas permanências, seus elementos estruturantes e suaslinhas de força. O prazo para o encaminhamento dos resumos de trabalhos é 22 de março de 2010. Todas as informações do SILACC 2010 (normas de envio e seleção de trabalhos, programação, inscrições e outras) encontram-se disponíveis na página do evento em
|