Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas
no Estado do Rio de Janeiro

 

Evento

  Data: 05/05/2017

A arquitetura flerta com o cinema - uma relação dialética

 

A arquitetura e o urbanismo se firmaram como disciplinas engajadas com o estudo das cidades e suas espacializações. O cinema, por sua vez, lança mão das técnicas da fotografia em movimento para traçar narrativas acerca da relação do homem com o ambiente que construiu e em que vive. No entanto, o que aproxima essas disciplinas é o fato de utilizarem o espaço como matéria-prima para suas ações e representações.

Para discutir as relações entre arquitetura, cinema e espaço, receberemos aqui no IED os arquitetos e urbanistas Humberto Kzure-Cerquera e Gustavo Racca, na palestra 'A arquitetura flerta com o cinema – uma relação dialética'. O debate faz parte da série 'Práticas Contemporâneas', do curso MA.DE.IN: Design do Espaço.



Inscreva-se para participar pelo link: http://iedr.io/palestra-arquitetura-cinema

 

Sobre os palestrantes

Humberto Kzure-Cerquera é Arquiteto e Urbanista, Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ e Doutor em Urbanismo pelo PROURB/FAU/UFRJ, com doutorado sanduíche na BAUHAUS Universität Weimar – Alemanha. É Professor do Curso de Arquitetura da UFRJ e detentor de prêmios por projetos como o Morar Carioca no Rio; Prêmio CAIXA de Habitação Social; Ruas da Cidade em Belo Horizonte; Revitalização do Centro Histórico de Cuiabá/MT - 2000; Favela-Bairro; Urbanização da Área Central de Goiânia/GO; Concurso Corredor Ecológico, Turístico e Cultural Barão de Mauá - IAB/RJ; Concurso Plano de Revitalização do Centro Histórico de Sumaré/SP. Recebeu menções honrosas no Concurso de Projeto Urbanístico Largo da Batata na Cidade de São Paulo; Circo Voador – IAB/RJ. Foi consultor do EIA/RIMA para as barragens do Médio Rio Kwanza – Angola e Belo Monte no Médio Rio Xingu – Pará. Também possui formação profissional em Cinema, Fotografia, Cenografia e Teatro. Dirigiu os filmes documentários Revertere Ad Locum Tuum (com Katarzyna Mich), Choque de Ordem, Vila Autódromo e Areia (exibido na Mostra Internacional Ecofalante de São Paulo e premiado no Farcume, em Portugal). Trabalhou na produção executiva no filme Lost Zweig dirigido por Sylvio e foi diretor de arte do filme Omoidê de Dannon Lacerda. Foi expositor na Bienal de Veneza em 2002, na Mostra Internacional Rio Arquitetura – MIRA e, por três vezes, na Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, além de ter recebido Menção Honrosa na Bienal de Lima – Peru, em 2004. É Co-diretor do documentário “Pasagi”, filmado em Cabo Verde e em fase de pós-produção.

Gustavo Racca é Arquiteto e Urbanista, Doutorando em Urbanismo pelo PROURB/FAU/UFRJ, mesma instituição em que se tornou Mestre em Urbanismo, tendo defendido a dissertação intitulada “A Cidade de Allen: Recortes Cinematográficos do Espaço Urbano”, sobre as representações de cidade na obra de Woody Allen. Atualmente é Professor de Representação Gráfica na FAU/UFRJ. Em 2016 foi contemplado com bolsa de estudos em Berlim – Alemanha pelo Goethe Institut. Em sua atuação profissional coordenou projetos urbanísticos no âmbito do Programa Morar Carioca da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, foi consultor do IPHAN para o projeto de Conservação da Antiga Fábrica Cometa de Petrópolis, elaborou o projeto da Casa do Índio em Altamira – Pará, entre outros. Além disso, tem formação em Animação pelo Anima Mundi, em Fotografia e Audiovisual pelo Ateliê da Imagem no Rio de Janeiro e experiência como ilustrador e desenhista. Foi assistente de direção no documentário “Areia” e dirigiu o curta documentário “Retalhos”. É Co-diretor do documentário “Pasagi”, filmado em Cabo Verde e em fase de pós-produção. Somam-se, ainda, as atividades de produções artísticas relacionadas às artes plásticas e ao cinema na empresa Cinequadrinesco.
 

 

Perguntas frequentes

Quais são minhas opções de transporte/estacionamento para chegar no evento?

Não há estacionamento no IED e o bairro da Urca não conta com estacionamento. O IED Rio incentiva a redução do uso de carro particular em prol da convivência e da qualidade de vida na cidade, principalmente na Urca.

Recomenda-se o uso do transporte coletivo, bicicleta ou taxi ;)

 

Indo de ônibus
» As linhas 107, 513, 581 e 582 são opções para chegar na Urca, todas passam em frente ao IED.

Indo de bicicleta
» Você também pode usar as laranjinhas do Bike Rio. Há uma estação bem em frente ao IED. Cadastre-se e veja a localização de todas as estações no site: www.mobilicidade.com.br/bikerio
 

Preciso levar meu ingresso impresso para o evento?

Não é preciso imprimir o convite. Para fazer o check-in é necessário apenas identificar-se na recepção. O check-in será aberto 30 minutos antes do início da atividade, chegue com antecedência!


•  Veja outros eventos
 
SARJ - Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio de Janeiro - CNPJ 34.262.469/0001-10
Avenida Venezuela, 131  -  Salas 811 a 815  -  Saúde  -  Cep: 20081-311  -  Rio de Janeiro / RJ
Fone: (21) 2240-1181    •    WhatsApp: (61) 98361-1261    •    E-mail: secretariaexecutiva@sarj.org.br