Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio de Janeiro

CONTRATE UM ARQUITETO

APOIO PROFISSIONAL

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

Destaques do Sarj

XX CBA prorroga inscrições online até quarta-feira (16)

Quem perdeu o prazo, terá nova chance: as inscrições online para o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos permanecem abertas até esta quarta-feira, 16. Preços promocionais também foram congelados até a data.

Em função da demanda volumosa por inscrições online nos últimos dias, o XX Congresso Brasileiro de Arquitetos (XX CBA) prorroga o prazo. Quem ficou de fora, poderá se inscrever até o dia 16 de abril, próxima quarta-feira, através do site do Congresso (www.xxcba.com.br). Até a data, também ficam mantidos os preços promocionais para estudantes, filiados ao IAB e para inscrições em grupos.

O XX CBA acontece entre os dias 22 e 25 de abril, após o feriado da Semana Santa, no Centro de Eventos do Ceará, Fortaleza. Após a nova data de inscrição, os interessados só poderão se inscrever no dia e local do evento.

Conforme a programação, serão mais de 80 conferencistas destacados do Brasil e do exterior, compartilhando conhecimento através de palestras, minicursos, exposições, debates, feira de produtos e serviços e lançamentos de publicações, ao longo dos quatro dias.

O XX CBA é considerado o principal evento voltado para profissionais e estudantes de arquitetura e urbanismo no Brasil. Tendo como tema "Identidade e Diversidade Profissional" e como patrono o arquiteto Oscar Niemeyer, a edição propõe discutir os desafios e possibilidades da prática contemporânea da arquitetura e urbanismo no Brasil.

Quem realiza é Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), desde 1945, que tem, nesta edição, o Departamento Ceará na linha de frente.

Pauta urbana

Como destaque, a pauta do XX Congresso Brasileiro de Arquitetos contempla as atuais demandas urbanas, que nunca tiveram tanta importância nas mobilizações da população brasileira. Mobilidade urbana, habitação de qualidade, desenvolvimento sustentável, preservação do patrimônio cultural e construído, novas tecnologias construtivas e revitalização dos centros urbanos são algumas das áreas a serem debatidas.

Dentre os temas explorados, o Congresso também abordará aspectos da formação profissional e do exercício da arquitetura, relativas ao mercado de trabalho e aos instrumentos que possam trazer mais eficácia ao desempenho profissional. Tais como tabelas de honorários, formação profissional, responsabilidade social e ética.

Programação paralela

O XX CBA pretende ainda fortalecer a parceria entre as entidades da categoria, juntamente com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil- CAU, que realizará sua primeira Conferência Nacional, simultaneamente ao evento.

Também ocorrerá, no mesmo período, o encontro do Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP), com representantes de oito países, pertencentes a três continentes. A Federação Nacional de Arquitetos (FNA) também irá reunir os seus dirigentes.

Serviço:
XX Congresso Brasileiro de Arquitetos
Quando: De 22 a 25 de abril de 2014
Onde: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 1117, Edson Queiroz, Fortaleza, CE).
Inscrições: Preços especiais para estudantes, sócios do IAB e profissionais. Podem ser efetuadas individualmente ou em grupo, antecipadas (pelo site) ou realizadas no dia do evento, conforme preços pré-estabelecidos.
Informações: Preços, programação, feira e palestrantes convidados no site www.xxcba.com.br

 

Leia mais...

FNA e SARJ realizam Oficina de Capacitação para Arquitetos e Urbanista

Acontece entre os dias 19 de março e 06 de Abril a oficina de capacitação "Assistência Técnica e Direito à Cidade: Organizando a Assistência Técnica no Rio de Janeiro", que está sendo organizada pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas – FNA e o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas no Estado do Rio de Janeiro - SARJ, em convênio com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro – CAU/RJ. A oficina é gratuita e limitada a 30 vagas. Todo material didático e estrutura de apoio à sua realização serão fornecidos sem custo aos profissionais selecionados. É permitida a inscrição de até 5 alunos de arquitetura e urbanismo que estejam cursando o último período do curso e que se formarão até julho de 2014. A oficina tem a duração de três semanas e vai ser composta de palestras, debates e visitas técnicas.

Leia mais...